top of page

CONCURSO LIA REJANE MENDES BARCELLOS: VIDA E OBRA

EDITAL DO CONCURSO LIA REJANE MENDES BARCELLOS:

VIDA E OBRA

 

Chamada para apresentação de

 produções acadêmicas ou artísticas de

                                    musicoterapeutas ou estudantes de musicoterapia.

 

.           Edital nº 001/2018

 

DO CONCURSO

A ASSOCIAÇÃO DE MUSICOTERAPIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO faz saber que, no período de 10/05/2018 a 15/08/2018, estarão abertas as inscrições para o concurso Lia Rejane Mendes Barcellos: Vida e Obra. Este prêmio comemorativo aos 50 anos de criação da AMT-RJ é uma homenagem a nossa primeira presidente, musicoterapeuta graduada e mais importante epistemóloga.

O Concurso Lia Rejane Mendes Barcellos, doravante denominado simplesmente de CONCURSO, tem caráter exclusivamente científico e cultural, não subordinado à vinculação deste ou dos participantes à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço. O concurso é aberto à participação de estudantes e profissionais de Musicoterapia no Brasil e na América Latina em duas categorias: Acadêmica e Cultural.

As etapas de inscrição dos participantes, o envio das produções acadêmicas (artigo) e das produções culturais (audiovisuais) serão feitas exclusivamente via internet, por  meio do endereço eletrônico  concursoliarejanebarcellos@gmail.com

 

DO TEMA

Art. 1º - O Concurso Lia Rejane Barcellos terá como tema sua vida e sua obra.  Lia Rejane Barcellos foi a primeira musicoterapeuta a presidir a Associação Brasileira de Musicoterapia, hoje AMT-RJ, fundada em 1968 no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde cedo, ainda como graduanda, Lia Rejane implica-se na construção de um arcabouço teórico e técnico para este campo. Autora de vários livros, muitos deles publicado em outras línguas ou traduzidos, sua presença marca debates, encontros e cursos, em palestras pelo Brasil e pelo mundo. Como Coordenador da comissão de Práticas Clínicas da World Federation, coordenou a concepção mais democrática e inclusiva definição de musicoterapia contemporânea. Doutora em musicologia é nossa maior epistemóloga e é com grande honra que a AMT-RJ, no ano em que comemora seus 50 anos de existência, rende essa homenagem a nossa grande mestra. Os trabalhos concorrentes poderão abordar quaisquer dos aspectos pertinentes ao tema, seja ele um recorte no tempo, um episódio, uma vivência compartilhada com a autora, um resumo de sua trajetória, sua contribuição para a musicoterapia no Brasil e no mundo entre tantas outras possibilidades.

DA FINALIDADE

Art. 2º Reconhecer o valor da obra e da vida de Barcellos

Art. 3º Despertar o interesse e aprofundar o conhecimento dos estudantes e musicoterapeutas sobre a vida e a obra de Lia Rejane Mendes Barcellos.   

 

DA PARTICIPAÇÃO

Art. 4º - O concurso é aberto a estudantes e profissionais de Musicoterapia no Brasil e América Latina em geral. Não podem participar os membros da Comissão Organizadora do concurso, da Comissão Julgadora de trabalhos acadêmicos e da diretoria da AMT-RJ. 

Art. 5º - Os participantes só poderão inscrever trabalhos de sua autoria, não necessariamente inéditos, podendo já terem sido apresentados em outros espaços.

Art. 6º - Os trabalhos inscritos deverão ser autorais, estando os promotores, organizadores e coordenadores do concurso isentos de qualquer responsabilidade sobre a utilização indevida de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais.

Art. 7º - O formato dos trabalhos submetidos deve respeitar as especificidades de cada categoria a saber: arquivo em PDF para produção acadêmica e arquivos em MP3 ou MP4 para a produção cultural que poderá ser realizada com qualquer tipo de equipamento -(câmera de vídeo, de foto, de celular e similares)

Art. 8º - Não serão aceitas inscrições de trabalhos que estejam fora dos critérios contidos neste edital.

 

DAS CATEGORIAS

Art. 9º Serão aceitas produções em duas categorias: Produção Acadêmica e Produção Cultural (Audiovisual) nas formas descritas abaixo;

Art. 10º Produção Acadêmica é aquela que aborda o tema do concurso do ponto de vista conceitual, ou seja, qualquer aspecto da vida e/ou da obra de Lia Rejane Mendes Barcellos. O trabalho deve ter de 12 a 20 páginas, conter resumo, palavras chave, abstract, keywords, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências bibliográficas e seguir as normas vigentes da ABNT.

Art. 11º Produção Cultural (audiovisual) é aquela que representa qualquer tipo de produção criativa, original e não acadêmica veiculada em quaisquer das formas possíveis de reprodução digital áudio e/ou audiovisual (poesia, música, documentário, esquete, narrativas interativas e outras) que verse sobre qualquer aspecto da vida e/ou da obra de Lia Rejane Mendes Barcellos. O trabalho deve ser enviado em formato MP3 (áudio) ou MP4 (audiovisual), ter até 10 minutos de duração e vir acompanhado por uma ficha técnica e um resumo de no máximo 20 linhas, indicando os autores e os aspectos do tema abordado.

 

DO FORMATO EXIGIDO PARA CADA CATEGORIA

Art. 12º Os trabalhos submetidos no Concurso na CATEGORIA PRODUÇÃO ACADÊMICA deverão ser entregues em formato PDF, ter entre 12 e 20 páginas, respeitar os critérios acadêmicos (resumo, palavras chave, abstract, keywords, introdução, desenvolvimento, conclusão, referências bibliográficas) e as normas vigentes da ABNT.

Art. 13º- Os trabalhos submetidos no Concurso na CATEGORIA PRODUÇÃO CULTURAL submetidos no Concurso deverão ser em formato MP3 para áudios e formato MP4 para vídeos, ter ATÉ 10 minutos de duração (incluídos os créditos) - sem tolerância de tempo excedente - a serem publicados no site de exibição de vídeos YouTube, em modo público.

Art.14º Respeitando-se as duas categorias que constam neste edital, um mesmo trabalho pode ser submetido apenas em uma destas categorias, seja na forma de trabalho escrito/artigo em PDF ou na forma de trabalho áudio/audiovisual (música, documentário, videoclipe, animação, vídeo arte, etc.), em qualquer gênero (humor, drama, ficção etc.).

DAS INSCRIÇÕES

Art. 15º Poderão se inscrever no concurso estudantes de musicoterapia regularmente matriculados ou musicoterapeutas

Art. 16º As inscrições para o Concurso Lia Rejane Barcellos deverão ser realizadas de 10/05/2018 a 15/08/2018, exclusivamente via internet, através do envio dos documentos pertinentes a cada categoria para o endereço eletrônico: concursoliarejanebarcellos@gmail.com

Art. 17º Para se inscrever na categoria Produção Acadêmica o candidato deverá enviar o formulário de inscrição e a declaração de aceitação devidamente assinado e digitalizado em formato PDF

Art. 18º Para se inscrever na categoria Produção Cultural o candidato deverá enviar o formulário de inscrição e a declaração de aceitação devidamente assinado e digitalizado em formato PDF. A comissão então enviará um convite pelo endereço eletrônico do concurso para que o candidato poste/envie sua produção cultural via googledrive.

Art. 19º Em qualquer fase deste Edital, e a critério da Comissão Organizadora, poderão ser requeridos materiais e informações complementares à inscrição via email, ficando o candidato sujeito à inabilitação, caso não a envie no prazo estipulado.

Art. 20º Os trabalhos submetidos somente serão aceitos se acompanhados de ficha de inscrição devidamente preenchida e dos formulários de acordo com a modalidade selecionada. A ficha de inscrição e os formulários específicos encontram-se disponíveis para dowload no site do concurso.

 Art. 21º  A inscrição em desacordo com as normas constantes neste edital não será aceita.

Art. 22º O concorrente poderá inscrever em ambas as categorias.

Art. 23º Os interessados em participar do concurso declaram, desde já, serem responsáveis pela autoria dos trabalhos encaminhados e que os mesmos não constituem plágio ou violação de quaisquer direitos de terceiros, ao mesmo tempo em que transferem para a AMT-RJ, sem quaisquer ônus para este, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre os mesmos, para fins de utilização, publicação, reprodução sem fins lucrativos por qualquer meio ou técnica, e na divulgação do resultado.

 

DOS PRAZOS

Art. 24º Inscrições estão abertas entre 10/05/2018 a 15/08/2018 para as duas categorias

 

DA COMISSÃO JULGADORA

Art. 25º - A Comissão Julgadora será designada pela AMT-RJ e constituída por no mínimo 03 (três) integrantes com ilibada reputação e reconhecida competência nas áreas culturais e acadêmicas vinculadas ao tema proposto.

Art. 26º - Os trabalhos serão avaliados de acordo com a adequação ao tema proposto, respeito ao enquadramento exigido em cada categoria, habilidade de abordar o tema de forma interessante e criativa e a capacidade de transmitir uma ideia ou mensagem com clareza

Art. 27º Os trabalhos da categoria Produção Acadêmica selecionados pela Comissão Julgadora receberão notas dos três integrantes desta comissão. Os três trabalhos que obtiverem as maiores notas somadas serão considerados os

vencedores. Os trabalhos da categoria Produção Cultural selecionados pela Comissão Organizadora serão disponibilizados para votação popular na página do Facebook da AMT-RJ às 10h no dia 20 de agosto de 2018. A votação será encerrada às 23h59 no dia 5 de setembro de 2018. Os trabalhos que obtiverem os

três maiores número de curtidas serão considerados os vencedores.

 

DA DIVULGAÇÃO DOS FINALISTAS E DA PREMIAÇÃO

Art. 28º - A solenidade de premiação ocorrerá no dia 08/09/2018 no Instituto de Psiquiatria da UFRJ, em horário a ser informado posteriormente. Na mesma data serão conhecidos os vencedores do concurso nas duas categorias: Produção Acadêmica e Produção Cultural

Art. 29º A comissão Julgadora divulgará a lista dos classificados nas duas categorias dia 06/9/2018 na página do site(www.seminario50anosamtrj). No dia 08/09/2018 será realizada a premiação dos vencedores e a partir do dia 15/09/2018 estarão disponíveis todos os trabalhos permanentemente na página da AMT-RJ.

 

DO RESULTADO

 

Art. 30º O resultado do concurso será comunicado aos candidatos por email, publicado no site do IV Seminário Estadual de Musicoterapia e nos demais meios de comunicação digital da AM-TRJ - facebook, instagram.

Art. 31º Os trabalhos acadêmicos serão publicados pela AMT-RJ, em edição on line de Livro Comemorativo à Lia Rejane Mendes Barcellos.

Art. 32º Os trabalhos audiovisuais não eliminados/selecionados/finalistas serão postados - em caráter permanente -no youtube da Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro

 

DA PREMIAÇÃO

 

Art. 33º - Os prêmios serão atribuídos da seguinte forma:

Produção Acadêmica:

1º lugar: R$ 500,00

2º lugar: R$ 300,00

3º lugar: R$ 100,00

As produções finalistas (quantas) farão parte do ebook comemorativo dos 50 anos da AMT-RJ

Produção Cultural:

1º lugar: R$ 500,00

2º lugar: R$ 300,00

3º lugar: R$ 100,00

As produções finalistas (quantas) serão publicadas no site da AMT-RJ e os vencedores terão suas obras publicadas no site da UBAM

 

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 34º - As produções inscritas, independentemente de selecionadas, farão parte do acervo da AMT-RJ, que poderá exibi-las institucionalmente.

Art. 35º - A inscrição do concorrente implica a prévia e integral concordância das

normas deste Regulamento.

Art. 36º - Poderá haver mudança na premiação e nos prazos do concurso sem prévia consulta aos participantes.

Art. 37º - A cessão dos direitos de uso das imagens não constitui cessão de título de propriedade, podendo o autor utilizá-la como bem lhe convier para outras finalidades, inclusive comercial.

Art. 38º - Antes de serem publicadas no portal do concurso para votação, as produções serão examinadas, para verificar se não possuem conteúdos não pertinentes ao tema do concurso, e só então serão liberadas para votação popular.

Art. 39º - A organização do concurso poderá alterar e atualizar o Regulamento a

qualquer momento, sem aviso prévio, sendo sempre responsabilidade do participante verificar a versão mais recente, que estará disponível no portal do concurso.

Art. 40º - Os vídeos deverão ter créditos dos responsáveis por sua realização, incluindo créditos de trilha sonora, de imagens e outros materiais de terceiros.

Art. 41º - Os casos omissos serão decididos pela organização do evento.

 

Rio de Janeiro, 07 de Maio de 2018

Comissão Organizadora

Martha Negreiros Vianna

Marly Chagas

Beatriz de Freitas Salles

Fátima Brasil

Ana Carolina Arruda

Clique abaixo para formulário de inscrição
Clique abaixo para formulário de declaração de aceitação
Clique abaixo para visualizar a retificação do edital
bottom of page